Na época dos nossos primeiros ancestrais, os alimentos eram duros e mais difíceis de serem mastigados. Para essa complicada tarefa era preciso utilizar o(s) siso(s) ou maxilar(es), que eram bem maiores do que atualmente. Hoje, com os alimentos mais moles e pastosos e os maxilares mais delicados, esses dentes praticamente perderam a função, mas mesmo assim continuam nascendo.

Conhecidos também como terceiros molares, os Dentes do Siso são os últimos dentes a se desenvolverem, aparecendo entre os 16 e os 21 anos de idade.

Como atualmente não são tão necessários, muitas vezes ficam presos, inclusos, encaixados dentro do maxilar. Essa falta de espaço pode causar uma série de problemas.

Um deles é a infecção da gengiva, que em muitos casos resulta em perda óssea ou reabsorção do segundo molar, o dente anterior ao Siso.

Um outro problema bastante comum é o Dente do Siso não nascer. Nesse caso é preciso uma intervenção cirúrgica, pois se o dente permanecer dentro do osso, a camada que o envolve poderá crescer, transformando-se num cisto, que poderá prejudicar a estrutura óssea local e até fraturá-la.

Esse é um dos motivos pelo qual os adultos que possuem dentes retidos devem radiografar a região.

A posição em que os dentes surgem também pode trazer algumas dificuldades. Ela pode ser variada, o que dificulta o trabalho do dentista em caso de extração. A retirada do “dente do juízo” requer uma técnica específica para cada posição em que ele for encontrado.

Esses dentes também ocasionam o “encavalar” dos demais, prejudicando a estrutura da arcada e causando sérios problemas ortodônticos. Uma única intervenção cirúrgica é suficiente para extrair os quatro dentes, evitando que o paciente passe duas ou mais vezes pelo pós-operatório que, apesar de rápido, requer repouso.

A AlphaOdonto também conta com técnicas complementares para garantir o conforto dos pacientes como: Analgesia, Sedação e Hipnose, propiciando uma sensação de ausência de tempo, expectativa de dor, cansaço ao manter a boca aberta, melhoria no pós-operatório e diminuição do edema.

O Dr. João Rosa é o Cirurgião Dentista que realiza este tipo de procedimento e garante que em suas mãos esta experiência não é nada traumática.