Uma boa escovação pode refletir positivamente na saúde bucal de crianças e adultos. Desde a escolha correta da escova e de cremes dentais de qualidade até o tempo dedicado e o cuidado com o fio dental.

A duração da escovação é muito importante. Existem diferentes técnicas que devem ser ajustadas individualmente a cada indivíduo. A escovação horizontal (vai e vem) deve ser evitada: ela machuca a gengiva e provoca erosão (cavidades) nos dentes. Os movimentos com a escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse “varrendo” e, ao mesmo tempo, massageando a gengiva, ajuda a remover a placa bacteriana e a manter a gengiva saudável.

Os cremes dentais possuem valor cosmético (creme, unguento) e valor terapêutico (flúor e substâncias antibacterianas). Os dentifrícios do mercado brasileiro contêm flúor em condições de inibir o desenvolvimento da cárie e tornar as camadas superficiais do esmalte mais resistentes.

O uso do fio dental é de vital importância. Deve-se usar o passa fio (uma agulhinha de plástico), que ajuda a passar o fio entre os dentes. O uso de bochechos com soluções fluoretadas (Fluoreto de Sódio a 0,05%), uma vez ao dia, de preferência à noite, antes de dormir, auxilia na proteção do esmalte dos dentes e inibe a aderência de placa bacteriana. Essa solução não deve ser engolida.

Sempre que possível, é recomendável levar ao consultório suas escovas para praticar a escovação sob supervisão do Ortodontista. Na AlphaOdonto, esta prática é altamente incentivada por nossos profissionais.

Veja mais dicas no site da Colgate: Centro de Cuidado Bucal